Comercialização, Instalação e Manutenção de Extintores

A First Help está certificada pela norma NP4413:2019, para além de que seguimos as recomendações da norma NP4513:2012 que referência a comercialização, instalação de equipamentos de segurança contra incêndios em edificios. Para além de que estamos registados ao abrigo da portaria 773/2009 na ANEPC (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil), para todas areas e com todas as valências. 

Os sistemas de extinção de incêndios podem dar-se pela eliminação ou redução de um ou mais dos componentes do tetraedro do fogo (combustivel, comburente, energia de activação e reacção em cadeia). Os mecanismos de extinção são:
- Arrefecimento
- Carência ou diluição
- Asfixia ou abafamento
- Inibição ou catálise negativa

Os serviços básicos podem incluir
  • Comercialização, instalação e manutenção de extintores portáteis
  • Comercialização, instalação e manutenção Extintores fixos
  • Comercialização, instalação e manutenção Carreteis
  • Comercialização, instalação e manutenção sistemas de extinção automática por Sprinklers
  • Comercialização e instalação de Mantas de incêndio
  • Comercialização, instalação e manutenção de Caixa/balde de areia
Um sistema de extinção de incêndio é composto por diversos equipamentos, colocados em locais estratégicos para minimizar o tempo de intervenção e danos causados por um incêndio…
 
Obrigatoriedades Legais das Empresas Instaladores de Equipamentos - Sistemas de Proteção Ativa Contra Incêndio

1. Obrigatória a posse de Alvará/Titulo de Registo do IMPIC

2. Registo na Autoridade Nacional de Protecção Civil

3. Livro de Reclamações

4. Relatório Único

5. Gestão de Resíduos


Contactar nos

Questões Frequentes

De quem é a responsabilidade da verificação trimestral dos extintores?

A norma relativa à manutenção de extintores recomenda ao responsável de segurança a realização da verificação trimestral (exame visual).

Como saber se um Extintor cumpre com a Legislação Aplicável e foi adequadamente instalado e mantido?

Para saber se um extintor respeita a legislação que lhe é aplicável, e o estabelecido no referente à sua instalação e manutenção, há que verificar se são cumpridas as condições seguintes:
 
  • O extintor tem aposta a marcação CE (só é obrigatória para equipamentos que tenham data de fabrico posterior a maio de 2002)
  • O extintor está instalado num local visível, acessível e nas zonas de maior risco de incêndio do edifício
  • O extintor está fixo em suporte próprio e instalado de forma que o seu manípulo não esteja a uma altura superior a 1,20m do pavimento
  • A etiqueta de manutenção cumpre com a NP 4413, tem os campos todos preenchidos e está devidamente atualizada
  • O extintor está devidamente sinalizado
  • A empresa de manutenção de extintores possui a certificação do serviço segundo a NP 4413

Qualidade no Serviço de Manutenção de Extintores


A proteção contra Incêndio assume um papel preponderante na garantia das condições de segurança dos locais de trabalho.
 
Entre as várias soluções existentes, destacam-se os extintores de incêndio, por serem equipamentos de primeira intervenção, o que significa que a sua utilização é adequada ao combate dos incêndios na fase inicial dos mesmos.
 
A utilização correta de um extintor de incêndio pode fazer a diferença entre a vida e a morte, extinguir um incêndio ou controlá-lo até à chegada da corporação de bombeiros.
 
Se um extintor de incêndio não estiver convenientemente instalado, se não estiver operacional ou se não for utilizado corretamente, pode não cumprir com a sua função. Assim, para que estejam permanentemente operacionais, os extintores necessitam de ser submetidos a inspeções regulares e manutenções anuais.
 
A certificação do serviço de manutenção de extintores segundo a NP 4413 garante que estes procedimentos são efetuados por empresas especializadas, com instalações técnicas devidamente equipadas e executadas por profissionais qualificados e competentes.
 
A certificação segundo a NP 4413 é obrigatória por lei desde Janeiro de 2009, com a entrada em vigor do Regulamento Técnico de Segurança contra Incêndio em Edifícios (Portaria nº 1532/2008, de 29 de dezembro).
 
As normas por si só não são de cumprimento legal obrigatório, já que constituem guias de boas práticas, sendo, portanto, de cumprimento voluntário. No entanto, a partir do momento em que são referidas em qualquer documento legislativo, passam a ter carácter de lei, sendo as suas disposições de cumprimento legal obrigatório. Foi o que sucedeu com a Norma Portuguesa 4413, ao ser referida na Portaria nº 1532/2008, de 29 de dezembro.
 
A qualidade de qualquer produto/equipamento de segurança é indissociável da qualidade da sua instalação e manutenção.
 
A certificação do serviço de manutenção de extintores segundo a Norma Portuguesa 4413 atesta a qualidade do serviço de manutenção fornecido, a competência dos técnicos que o prestam e o cumprimento de exigências mínimas no referente a instalações e organização.
 
Assim sendo, a certificação do serviço de manutenção de extintores garante que em todas as etapas da prestação do serviço são cumpridos os requisitos da NP 4413.

Sou obrigado a efetuar manutenção periodica dos meus sistemas de segurança? 

Sim, anualmente.

A First Help efetua manutenção de extintores no Montijo, Pinhal Novo, Alcochete, Moita, Barreiro, Setúbal?

Efetuamos instalação e manutenção de extintores em todo o território Nacional.