First Help | Segurança Eletrónica <

Segurança Eletrónica

A Segurança Eletrónica tem como principal objetivo, inibir, detetar e comunicar. Para isso, agrega um conjunto de tecnologias que podem incluir os seguintes serviços:

Um sistema de deteção de intrusão é composto por diversos elementos detetores colocados em locais estratégicos e ligados a uma ou mais centrais, com o objetivo de detetar movimentos de intrusos e desse modo alertar os proprietários de situações anormais.


Os serviços básicos podem incluir
 

  • Sistemas de alarme por intrusão
  • Sistemas de deteção de armas
  • Sistemas de captura e registo de imagens (CCTV)
 
  • Sistemas de controlo de acessos
 
Um sistema de deteção de intrusão é composto por diversos elementos detetores colocados em locais estratégicos e ligados a uma ou mais centrais.
 
Através da Segurança Eletrónica é possível garantir a integridade de pessoas e bens. Para os devidos efeitos, assegure a manutenção correta dos sistemas existentes e que as novas instalações são feitas por profissionais e empresas credenciadas. 

Contatcte-nos

Questões Frequentes

O que são Sistemas de Videovigilância?

É um meio de proteção que atua pelo efeito dissuasor, devendo por isso ser instalado em locais bem visíveis.
A videovigilância permite aumentar a segurança da sua casa ou estabelecimento comercial.

Principais aplicações de um Sistema de Videovigilância:

- Proteções de pessoas e bens;
- Monitorização de espaços;
- Verificação de ocorrências;
- Controlo e verificação de alarmes;
- Controlo de multidões.

Atualmente predominam dois tipos de Sistemas de Videovigilância:

- CFTV (Circuito Fechado de Televisão), mais antigos e essencialmente analógicos;
- SVIP (Sistema de Vídeo sobre Internet Protocol), mais recentes.

Estes sistemas permitem aos proprietários terem imagens das instalações em segurança e em tempo real.
Além disso, caso a propriedade esteja ligada a um sistema de alarme e o proprietário receba um aviso remoto, este pode verificar através da videovigilância a causa desse alarme e tomar as medidas de segurança necessárias.

O desenvolvimento tecnológico deste tipo de sistemas tem possibilitado novas funcionalidades, associadas à análise de vídeo inteligente. Através de software avançado, que permite a definição prévia de determinados parâmetros.
Atualmente, já é possível utilizar os sistemas de videovigilância para efetuar reconhecimentos faciais, deteção de congestionamento e infrações de trânsito, controlo de acessos através do reconhecimento de matrículas, detetar objetos abandonados, entre outras.
 
Principais Elementos de um Sistema de Videovigilância

Câmaras: são o elemento visível de qualquer sistema de videovigilância. Estas permitem a captação das imagens. Há várias possibilidades no mercado, mas para que o sistema seja eficiente a qualidade das imagens captadas deve ser elevada. Reação à luz e contraluz, enquadramento da captação de imagens, resistência a eventuais atos de vandalismo ou a definição das imagens recolhidas, estes são apenas alguns dos critérios a ter em conta na escolha e instalação das câmaras de vídeo.

Monitor/DVR: são elementos de processamento de imagem que fazem o tratamento, gravação e visualização das mesmas. Enquanto nos sistemas mais antigos era natural haver vários dispositivos para as diferentes tarefas de processamento, com o DVR é possível fazer tudo através do mesmo aparelho.
 
Locais onde podem ser instalados:

- Armazéns;
- Lojas;
- Residências;
- Bancos;
- Escritórios;
- Fábricas;
- Centros Comerciais;
- Recintos de Espetáculos.
 
Instalação e Manutenção

Durante a instalação tenha em conta as características das áreas protegidas para utilizar os equipamentos mais adequados.
Os sistemas devem ser sempre instalados por técnicos qualificados e de acordo com as instruções do fabricante.
Para maximizar o efeito dissuasor, a instalação deste sistema deve contemplar a afixação de sinais indicativos do mesmo em lugares visíveis.
A inspeção e manutenção dos equipamentos devem ser realizadas com regularidade por técnicos qualificados.
A instalação dos sistemas de videovigilância está sujeita a autorização por parte da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD). A instalação do sistema de videovigilância e a captação e/ou gravação das imagens só poderão ser efetuados após receção da autorização da CNPD.

Sou obrigado a efetuar manutenção periódica dos meus Sistemas de Segurança? 

Sim, anualmente.

Qual o melhor Sistema de Alarme de Intrusão?

Vários clientes questionam qual é o melhor sistema de alarme intrusão para colocar em casa ou empresa.
Importa esclarecer que os alarmes de intrusão são concebidos para proteger as pessoas e o património com um nível de segurança no qual possamos confiar.

As soluções de segurança integradas que oferecemos aos nossos clientes, que vão desde uma simples instalação a projetos de grandes dimensões, utilizam tecnologia devidamente testada e certificada e com suporte técnico. Os nossos sistemas de alarme são fáceis de operar e integram perfeitamente com câmeras de vídeo, alarmes de incêndio, dispositivos de automação residencial (domótica) e muito mais.

Na hora de escolher, recomendamos que a escolha seja feita com recurso a um levantamento técnico especializado em vez de selecionar a melhor solução com base em comparações viciadas e que na realidade são "instalações tipo", que servem todo o tipo de clientes independentemente das suas necessidades reais.

Temos sistemas de alarme contra intrusão que para além de conferirem um elevado nível de segurança, agregam maior conforto, uma vez que permitem automatização e sincronização com diversos equipamentos na sua residência ou empresa, sem qualquer tipo de fidelização e com um baixo investimento inicial.  

Que Entidades estão obrigadas a efetuar o registo prévio na Direção Nacional da PSP?

As Entidades que procedam ao estudo, conceção, instalação, manutenção ou assistência técnica de material e equipamento de segurança (sistema de videovigilância, sistema de controlo de acessos e sistema de deteção contra intrusão) ou de centrais de alarme.

Por quanto tempo posso guardar as imagens do meu Sistema de Videovigilância / CCTV? 

As imagens só podem ser conservadas, em registo codificado, até 30 dias após a captação

Em que localidades a First Help presta serviço de instalação, manutenção e assistência técnica, a Sistemas de Alarme de Intrusão e Videovigilância? 

A First Help presta assistência técnica e instala os diferentes sistemas em todo o território Nacional.